Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais uma vez, vamos falar do HOME SCHOOL

HOME SCHOOL

Estamos aqui mais uma vez.

Mais uma vez, vamos falar de nossas crianças, jovens e mesmo adultos que, agora, estão estudando em casa! Esgotar esse assunto é importante na tentativa de conscientizar e informar….

Neste artigo, vamos falar sobre o posto completo, ou seja, como adequar a mesa, cadeira, apoio para os pés, o uso da altura do monitor, a temperatura correta do meio ambiente, a ventilação, a luminosidade e, muito importante, as pausas nos espaços de trabalho com a devida hidratação. Vamos falar de postura das costas, dos punhos e braços e antebraços para o teclado e mouse.

Como trazer ergonomia em home school?

VAMOS FALAR O SOBRE ERGONOMIA:

Assim como na escola, em casa é necessário a observação dos cuidados com a Ergonomia.

É muito importante que se entenda o que é ERGONOMIA.

A ERGONOMIA não está restrita apenas ao mobiliário.

A ERGONOMIA é a ciência do conforto, ou seja, a ciência que preconiza que toda a atividade deve ser realizada com harmonia, com menos esforço. Como dizemos, a ERGONOMIA é o trabalho sem trabalho, ou seja, é toda ação sem esforço ou com esforço dosado de forma a não comprometer a saúde. A Ergonomia estudo seu sistema musculoesquelético e de preferência preventivo. Como tudo na vida, a Ergonomia preventiva é muito mais eficiente do que a corretiva.  

As condições osteomusculares são as evidências mais comuns, porém, as condições ambientais como as de iluminação (luminosidade), temperatura, umidade, grau de particulados no ar, entre outras devem ser observados, assim como a manutenção da hidratação corporal e as pausas durante essas atividades.

Neste capítulo, vamos falar sobre adequação completa de um posto de home school!

1. Ensine seus filhos desde cedo que um home school é uma escola de verdade. Assim devemos trabalhar com vestimenta adequada à prova de plataformas zoom ou similares.
2. Disciplina no horário.
3. Em caso de conferência ou aula virtual esteja bem trajado, boa postura, pois desde o início os pequenos precisam aprender a “vender” sua imagem.
4. Tente Fazer exercícios para falar, articular bem. A técnica simples de treinar com um lápis entre os dentes e fale. Dá resultados.
6. Se entrar em conferência/aula on line, cuide para evitar ruídos estranhos como miados, latidos e afins.
7. Tenha uma “sala de aula” de verdade, isto é mesa, cadeira, acessórios para uma verdadeira sala de aula.
9. O seu espaço precisa estar bem iluminado, porém sem reflexos indesejáveis, como luminárias diretas, janelas com muita claridade ou sol. Que tal adotar abajures? Talvez dois, um para o teclado baixo e outro para sua pesquisa em documentos, livros etc. (Já reparou nos filmes de hollywood como eles usam constantemente abajures até nos mais simples postos de escritórios).
10. Escolha abajures pequenos, baixos, sem que a lâmpada apareça nos seus olhos. Escolha lâmpada inclusive LEDs, porém com temperatura de cor baixa, mais amarelada. Ideal 4 000°K neutra. Preço é o mesmo. Não exagere na iluminação.
11. Evite paredes escuras, ambiente pesado.
12. Água ao lado para beber e fazer a ginástica do Gato com sugerido abaixo.
13. Se puder use um monitor de no mínimo 22 polegadas acoplado ao seu notebook, com teclado e mouse separados, se puder.
Coloque seu monitor em posição de maneira a manter sua postura com os olhos direto no quarto superior da tela.
14.Se usar o notebook como tela principal, adote um suporte ergonômico para manter seu note na posição de maneira a ter o quarto superior da tela na linha de seus olhos.
E use um teclado e mouse separados usando o notebook apenas como monitor.
15. Use no seu teclado e no mouse apoios ergonômicos para manter seus punhos e antebraços retos.
Caso queira use um suporte para antebraço.
16. Ajuste a altura do monitor à altura dos seus olhos e a uma distância apropriada, seja usando o note como monitor ou um monitor separado.
17. E como está a ventilação, temperatura e umidade de seu home school?
Ar-condicionado ou ventilação natural. 24 graus e umidade relativa cerca de 75 %
São itens ergonômicos que às vezes esquecemos. Em tempo super seco um umidificador permanente.
E agora os itens que a maioria se preocupa mais:
18. A mesa. Bordas do tampo arredondadas. E a altura? A altura dependerá da altura da cadeira e das medidas do corpo chamadas medidas antropométricas (comprimento do braço e antebraço, comprimento de suas pernas, sua altura).
Sim, a mesa deve levar em conta esses detalhes que devem estar muito bem interconectados com a sua cadeira. Ideal é uma mesa de altura regulável mecânica ou elétrica.
19. A cadeira deve ser giratória, altura regulável do assento, altura e inclinação do encosto reguláveis independentes, braços e apoia braços (são coisas diferentes) reguláveis.
Há cadeiras com alturas do assento mínima e máxima diferentes, e ainda cursos do pistão a gás que regulará a altura diferentes. Escolha as de curso maior e não economiza neste item, afinal ela vai segurar seu corpo por muitos anos e sua saúde agradece. Sua cadeira deve ter o contato permanente da região lombar.
Procure conhecer detalhes técnicos de como adquirir uma cadeira ergonômica como melhor custo x benefício.
20. Como a OMS recomenda que qualquer pessoa em sua atividade não permaneça mais do que 50 minutos na mesma posição, recomendamos a ginástica do gato, mesas de altura regulável (manuais ou motorizadas) para alternância do trabalho sentado e de pé.
21. Os pés não devem ficar dependurados para os mais baixinhos e sim bem plantados no piso.
Não alcança?
Use um apoio de pés fixado em sua cadeira ou separado.
22. As clássicas recomendações de postura de um office normal não devem ser esquecidas como a ângulo de cerca de 90 graus entre o braço e o antebraço, ideal para escolher a altura da superfície de trabalho, isto é sua mesa.

leia o artigo completo

ERGONOMIA É SAÚDE...É CONSCIENTIZAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *