Comitê de Ergonomia é um grupo de colaboradores da empresa com o objetivo de entender, acompanhar, interagir e buscar soluções para os problemas ergonômicos existentes de forma gradativa e sistemática, evitando esforços isolados.
O objetivo principal da formação de um Comitê é estruturar a Ergonomia sob a forma de um Sistema de Gestão, abordando os problemas ergonômicos de acordo com as prioridades de forma gradativa e sistemática, evitando os esforços isolados.
Esses grupos trabalham conforme orientação e treinamento dado pelo ergonomista e sob coordenação nomeada pela gerência.
Os problemas críticos são analisados por forças-tarefas, contando com um profissional de Ergonomia, um trabalhador experiente, um técnico da área e da máquina e um supervisor. Esse grupo, após analisar a atividade, estuda em profundidade, realiza a análise ergonômica, avalia as recomendações e soluções, e elabora um Plano de Ação a ser aprovado pela alta gerência.
A estruturação da Ergonomia sob a forma de um Sistema de Gestão realmente funciona, pois os problemas ergonômicos são abordados na ordem de prioridade: primeiro trabalha-se sobre aqueles causadores de afastamentos e gradativamente vai-se resolvendo os problemas causadores de dor sem afastamento, até se chegar aos problemas causadores de dificuldade e desconforto. Em poucos meses, consegue-se “fechar a torneira” de casos novos.
A solução dos problemas
Os problemas ergonômicos geralmente podem ser classificados em cinco categorias (explicadas no anexo)
Elaboração dos Comitês
Criação do grupo formado por: membros das diferentes áreas da empresa (RH, Logística, Qualidade, Engenharia, Manutenção, SESMT) e um Ergonomista da CMQV
Orientação e Treinamento para os membros
Apresentação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para o comitê
Avaliação e estudo sobre as recomendações e soluções ergonômicas
Criação de um Plano de Ação
Importante e fundamental – apoio do alto nível de gerência, participação dos trabalhadores, eficácia do serviço médico, treinamento de Ergonomia para todo o pessoal da empresa, estruturação correta dos comitês e revisão constante do processo.
O resultado final de um processo de solução ergonômica bem feita é a sugestão da melhor solução possível para aquele problema