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ERGONOMIA: COMO LEVANTAR E MANUSEAR CARGA

Como levantar e manusear carga

A quem se destina :

· A trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado, especialmente com manuseio, levantamento e carregamento de cargas dentro da empresa

· A trabalhadores que executam atividades fisicamente pesadas fora da empresa.

Orientação:

A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:

1. Limite de peso – ninguém deveria levantar mais que 25 Kg ( carga colocada em um plano a 75 cm do piso ) , ou 18 Kg ( carga colocada no chão )

2. O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio : aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.

3. Técnicas para se fazer esse esforço : a mais adequada é aquela que você tiver mais prática ;não há problemas em pegar uma carga de até 18 Kg do chão com as costas arqueadas ;também não há problema em pegar essa mesma carga agachado .Respeite as características individuais : se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho , provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas .Quando a carga for muito volumosa ,a melhor técnica é semi – agachada :você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco .

4. Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .

5. Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais ,cargas próximas do corpo , a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega . Caso seja mais frequente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só , os limites podem ser bem menores.

6. Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido .Isso pode acarretar sérias consequencias para sua coluna , inclusive com risco de hérnia de disco .

7. Ao pegar uma carga , erijeça os músculos ,de forma que eles ,de antemão , estejam preparados para o valor da carga que será levantado.

8. Controle as condições do piso .Muito cuidado com escadas ,com locais acidentados e , ao transportar cargas muito volumosas , que comprometem sua visibilidade.

9. Nunca carregue mais que 30 kg .

10. Ao carregar uma carga ,nunca coloque –a sobre a cabeça ,.cargas compactas (tipo bateria de carro ) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo .Prefira dois volumes ,com alça ,carregando-os um de cada lado do corpo.

Limites de peso a serem levantados:

Leia o artigo completo: http://www.ecoharmonia.com/p/cursos-mudancas-climaticas-univesp.html

Osny Telles Orselli

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