Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Bancos Ergonômicos – como escolher o melhor modelo para sua utilização

Hoje vamos falar sobre como escolher um banco…
Estamos trazendo essa conversa por conta de várias perguntas que temos recebido em nosso site…
Vamos la…você já viu quantos modelo de bancos nós fabricamos? Saber escolher do ideal é muito importante!

COMO ESCOLHER UM BANCO ERGONÔMICO PARA UM POSTO DE TRABALHO UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DA ERGONOMIA?

Este trabalho tem por finalidade ajudar o Ergonomista ou Profissional das área Ocupacional a melhor escolher o melhor produto, no caso um assento tipo banco diante de tantas opções existentes no mercado.
Antes mais nada, estamos nos baseando que as premissas básicas de uma AET – Análise Ergonômica do Trabalho foi feita e ou analisada em super resumo:
Atividade, movimentos, esforços, alturas, movimentação (diferente de movimentos), cargas, peso, mãos, pega etc. E, obviamente o meio ambiente: Area limpa? Solda? Etc. 
Se há uma sugestão de procura de assentos em bancos, já se está excluindo a escolha de uma cadeira, sempre a preferida para um assento.
Uma boa escolha em consequência, são os chamados bancos semissentados.

Bancos semissentados como o nome indica, são para atividade que se obriga a alternar constantemente a posição de pé e sentado, com necessidade rápida de sair do assento. Assim os bancos semissentados ou de espera (pois o usuário está pronto a mudar de posição, os americanos chamam-nos de stand by Seat) são para postos que exigem movimentação.

Vamos apresentar todos eles…ficamos a disposição para te auxiliar no que precisar…

Segue os links de nossos bancos com algumas explicações.  Abaixo detalhe de cada modelo…

EXPLICAÇÃO DE TODA A LINHA DE BANCOS

DETALHES DE CADA MODELO

Os Bancos Golden Seat, (originalmente – EUA com assento injetado poliuretano pequenos), tem como foco sentar-se por pouco tempo. Criamos há cerca de 10 anos os assentos maiores e mais macios, tipo estofado, e posteriormente para efeito até psicológico, introduzimos encostos.

Estes bancos têm assento com leve inclinação fixa para baixo cerca de 3 graus, podem ter, facilmente, os assentos e encostos móveis, isto é, com regulagem de altura. Estes bancos possuem os assentos giratórios de cerca de + 30 e – 30 graus com certo grau de dificuldade e facilmente trocáveis para manutenção ou troca por outro modelo de assento. Os pés desses bancos são de borracha sintética com regulagem para pisos desnivelados.

O Usuário permanece com os pés no piso. Muitos resistentes e duráveis, capacidade 130 kg ou mais.  Várias opções de revestimento.     

Esses bancos são os clássicos mocho, assento redondo de espuma revestida. Aplicamos engenharia e ergonomia incrementando opções, como superbaixos, porta objetos, opções de encosto, possibilidade de encosto inclinável e a grande novidade a opção semissentado quando inclinamos os assentos e assim pode-se trabalhar com os pés do usuário no piso.  Possibilidade de colunas a gás para 150 kg, padrão 130 kg.

ESPECIAL – MOCHO SENTADO E SEMI SENTADO COM BACK SYSTEM II

Os bancos Golden Telles usam os assentos injetados em poliuretano com apoio para o cocxis.

Esses assentos podem ser utilizados em diversas opções desde no próprio Golden Seat acima, montados em colunas a gás de várias alturas e configurações. Podem ser montados em um mecanismo que inclina o assento através de uma segunda alavanca, super giratórios.  Um modelo muito usado com a coluna de 26 cm de curso e base pequena são usados com ótimo resultado para recepção de cinemas e controle de entrada de eventos.

Colunas a gás para 130 kg ou até 15- kg

 

Esses bancos semissentados são compostos de um pequeno assento em espuma revestida com o mecanismo que inclina o assento e montado em colunas a gás desde superbaixas até as altas.

Atende às empresas alimentícias em conformidade com as BRF- Resolução – RDC 216 /04 – RDC nº 275/02 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em conformidade com as orientações gerais para elaboração do Programa de BFP que fazem parte do Código Internacional de Práticas recomendadas pelo CODEX ALIMENTARIUS, regulamento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde/OMS e reconhecido pela Organização Mundial do Comércio/OMC.

Atende à NR 36 no quesito ocupacional e sanitário.

Atende às exigências ergonômicas da NR 17 e NR 36 nos quesitos do segmento.

Indicadas para salas limpas, áreas críticas, semicríticas, úmidas, altas lavagens e áreas classificadas (como ambientes explosivos).

Observem que na opção inox aparece modelos de bancos com apoio de pés e outro com assento com borda em inox e aro.

Esses bancos foram desenvolvidos por encomenda especial de frigoríficos e indústria de refrigerantes. Banco Golden Frig.

Observe que o Golden Frig. original está mais para uma cadeira do que banco. Não atende à NR 17 por não ser giratório como cadeira, porém o assento é regulável e a altura e profundidade do encosto também regulável como o apoio dos pés.

Mas a rigor ele não atenderia à NR 17 como cadeira

Já o Banco FRIG econômico não possui regulagem independente do encosto.

 

Apenas para registro esses bancos são muito úteis para locais de difícil acesso como trabalho sob fuselagem de aviões, sob vagões e locomotivas de trens e sob estruturas, possiblidade o trabalho com o operador quase ou literalmente deitado, porém com apoio da coluna e cabeça. Capacidade até 150 kg e facilmente transportado por rodízios industriais.

Espero que tenha sido útil, fico à disposição!

Conheça e divulgue o canal no Youtube # Minuto Ergonômico link abaixo.

https://www.youtube.com/channel/UCrc5_Uisl7OZHNQky43slhg

Osny Telles Orselli

www.mundoergonomia.com.br

www.cmqv.org

Tel. WhatsApp 12 9 8192 8881

Abril 2021

Telefone Fixo:
(12) 3954-0070

What’s:
(12) 98806-0070

E-mail:
vendas@mundoergonomia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *