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Adequação de postos de Checkouts


Faça o download do Anexo I da NR17 - Comentado pelo eng. Osny Telles Orselli

Adequação de checkout em conformidade com o anexo I da NR17:


Checkouts altos, baixos, pequenos, grandes.


Muitas são as dúvidas que temos presenciado em nossos clientes mas, nada é complicado para nossos engenheiros e instrutores.
Todas as alternativas são estudadas, detalhadamente, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento.

- Qual a menor base para atender meu espaço?
- O que posso aproveitar das minhas antigas cadeiras ? Posso usar cadeiras com aros?
- Qual a altura da coluna da cadeira que devo usar em função da altura do meu check out?

- Como poderia ter uma só cadeira e apoio de pés para check outs para a minha rede de supermercados nacional, onde no Sul os associados são mais altos e no Nordeste são mais baixinhos...
- E se trabalho 24 horas por dia 7 dias por semana? Há produtos Heavy Duties para serviço pesado?
- E  se eu tenho um check out de Loja de Griffe em Shoppings de alto luxo?  Há cadeiras que atendem às normas mas são mais sofisticadas, mais luxuosas?
- E se eu quero melhorar a ergonomia além da Norma ? Quais os treinamentos obrigatórios?
- E contratos de manutenção? São interessantes para a minha rede Estadual ou Nacional?

Respostas: Cada posto, cada estabelecimento, cada detalhe é rigorosamente analisado e adequado particularmente, dentro das legislações vigentes, para suprir a necessidade específica de cada cliente.

A ASE-Mundoergonomia adequa todas essas questões postas acima.

A Mundoergonomia é parceira ( repetindo: parceira )  das maiores redes de super mercados do Brasil onde, em menos de 72 horas, pode adequar o estabelecimento com os os kits pré padronizados.


Mande sua dúvida para nossos  engenheiros que mandaremos a melhor proposta e o melhor custo benefício.

Ministramos os treinamentos exigidos pela Norma depois de avaliar e conferir seu posto de trabalho, através da equipe coordenada pelo nosso
resposável técnico - científico: Eng. Osny Telles Orselli, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Ergonomista, Administrador de Empresas e coordenador do núcleo de Ergonomia da CMQV - coordenadora científica dos conteúdos - www.cmqv.org

Fale com o engenheiro Osny: osny@mundoergonomia.com.br

Fale com o departamento de vendas: vendas@mundoergonomia.com.br

Artigo: 
30/03/2009 - Supermercado MODERNO - Ergonomia - menos gastos e mais produtividade



Exemplo de Posto em Atendimento ao Anexo I da NR17


fale com o Engenheiro Osny

Observação:

Temos vários tipos de coluna com pistões a gás com curso normal de 7 cm,10 cm ou 13 cm ou o exclusivo pistão com curso de 25 cm a fim de atender uma gama muito grande de medidas antropométricas, permitindo padronização para sitios do extremo Sul e Norte - Nordeste do Brasil com um único modelo.


O maior problema que temos enfrentado com muitos clientes é a medida "X" veja figura acima. É o espaço livre sob o check out. Este espaço é importante de maneira que o usuário possa aproximar ao máximo a sua cadeira de sua superficie de trabalho com as pernas " entrando" sob a bancada. 


Veja nas figuras abaixo um slide técnico sobre este espaço livre que chamamos em inglês de " clearance".   




Conheça a legislação:

NR17 - Anexo I
http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=4469


PORTARIA N.º 13, DE 21 DE JUNHO DE 2007  - altera os prazos do Anexo I
http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=13727


Conheça o Anexo I comentado item a item pelo Eng Osny Telles Orselli


Faça Down load ou peça por e mail a ele  osny@mundoergonomia.com.br



Explicações sobre como devem ser os postos de check-outs de acordo com o Anexo I da NR17


fale conosco

O anexo I da NR 17, preconiza que o apoio de pés deve ser independente da cadeira.

Isso faz com que o antigo e anti ergonômico aro seja descartado. Este aro é utilizado na ausência de outro dispositivo que permita que os pés sejam plantados em altura compatível com o bio tipo e com o tamanho  (medidas antropométricas) do operador.


O operador de check-out precisa que o apoio dos pés seja estável, confortável, para a frente (e não para trás  como “manda“ o aro) de maneira que as suas costas, mais particularmente sua lombar, fique bem apoiada, bem pressionado pelo encosto (ou espaldar) da cadeira. É esta pressão positiva na região lombar que vai dar apoio ao operador do check-out no manuseio dos artigos ao passar pela esteira, código de barras, etc.
Caso esta pressão positiva não exista, as tensões, os esforços na região lombar serão tão grandes que o operador vai preferir trabalhar de pé deixando de lado a cadeira que se torna um enfeite.
Observa-se que o legislador ao preparar esta Lei, está preocupado com os esforços excessivos em vários conjuntos de músculos.

O contato permanente da lombar, junto a cadeira é o primeiro passo (há muitos outros) para atender a LEI e proporcionar qualidade de vida aos associados.

Alem disso, o assento deve ser de tamanho razoável, idem o seu encosto, de maneira que as nádegas e a região lombar sejam “abraçadas “pela cadeira.

Uma espuma injetada na forma final, de densidade controlada e de alta resiliência  (capacidade da espuma baixar e voltar ao seu estado inicial) é fundamental e a partir desta, a espessura da espuma. E encosto deve ser levemente curvo e não reto e o assento deve ter a borda bem arredondado a fim de não gerar tensões nas coxas do operador, o que prejudicaria a circulação sanguina. Para atender a norma, é necessário um formato de espuma super peculiar com uma borda de raio grande, alem da densidade da espuma ser no mínimo 40 kg/m3.  

Nossa experiência com check-outs de super mercados e lojas do tipo pegue e pague, indica dois casos principas de medidas da altura da gôndola ou bancada:  A primeira indica uma bancada do caixa mais baixa, cerca de 54 cm a 74 cm do solo. A segunda mais alta 82 cm até 110 cm ou mais.

No primeiro caso, o operador fica mais baixo, sentado como se fosse um posto de digitação, enquanto que no segundo caso, o operador fica bem mais alto, e necessita de uma cadeira que se chama tipo caixa, o nome diz tudo.

Entretanto, nos dois casos, o uso do aro para apoio dos pés é proibido pela Anexo da NR 17, para funções de check-outs. Uso de apoio de pé separado é obrigatório. 


Exemplificaremos, abaixo, os dois casos



Exemplificaremos aqui dois tipos de postos de checkouts





Primeiro Caso - o operador fica mais baixo



Neste primeiro caso, o operador fica mais baixo, sentado como se fosse um posto de digitação. Foi utilizado P 09.

Este posto, já foi testado e apresentou ótimos resultados.

Neste caso é utilizada a bancada:CHECK OUT TIPO MAIS BAIXO = 70 CM

* Especificações da cadeira
Especificações Gerais:

Cadeira para caixa e operação modelo especial para o melhor custo X beneficio:

Dimensões:

Assento: Espessura 3,50 cm; profundidade 40 cm; largura 42 cm; formato reto com bordas frontais arredondadas com raio grande.

Encosto: 3,50  cm de espessura; profundidade 27,00 cm Largura 39,00 cm; formato levemente curvo  

Pistão: a gás.

Base: Nylon injetada com fibra de vidro mais resistente do que aço e suas soldas aço com 5 patas diâmetro 56 cm alem de evitar oxidação. 

Encosto COM regulagem de altura e COM regulagem de profundidade

SEM Aro apoio

Placa mecanismo de aço


Pés fixos de Nylon. 

Altura máxima do assento 54,50 cm


Mínima 44,50 cm

COM regulagem de altura do encosto por rosetas. 

SEM BRAÇOS

Regulagem do assento por coluna a gás com amortecedor.

REVESTIMENTO: PVC tipo courvin ou courino ou semilicouro de alta espessura, corrugado, SEM QUALQUER EMENDA.


Componentes Pretos, fosfatizados e pintado com tinta a pó epóxi ou outro cor.

OBS: Caso efetuado com cadeiras Golden Chair modelo especial para check-outs da Mundo Ergonomia MODELO H23.

*Especificações do apoio para os pés
(separado da cadeira - Modelo testado e recomendado)


Dimensões
Plataforma em aço e regulagem com 8 alturas.

·        Inteiramente em tubos de aço quadrado SAE 1010/1020.
·        Largura total do produto para fins de cálculo do lay out, largura 450 mm com            300 mm de Profundidade e altura máxima 240 mm.
·        Dimensões da plataforma de apoio dos pés 400 mm x 300mm. Fosfatizados e            Pintura epoxi.
·        Plataforma revestida com tapete de PVC tipo arroz com 2 mm de espessura              anti derrapante.
·        Movimento livre rotacional com batente para limitar o ângulo máximo de 30              graus.
·        Alturas com relação ao piso: Máxima 200 mm e Mínima 70 mm.

Demais alturas intermediárias. 

A regulagem de altura é feita através da simples movimentação da plataforma, para cima ou para baixo e encaixe da mesma na plataforma, através de dois pinos.
Não há molas ou roletes que alem de se quebrarem facilmente, vão fazer o usuário se esquecer da regulagem ou pior, quando se adotam modelos anti ergonômicos super pesados.
A regulagem de altura por meio de roletes na própria plataforma doe pés, a ser acionada pelos pés é altamente incapacitante, pois a componente tangencial na coluna é crítica.

Neste caso se esquecem que o usuário vai precisar posicionar o apoio  e sendo penoso, vai forçar sua coluna ou ele não vai regular a altura.

Totalmente de aço carbono SAE 1010/1020 sem qualquer material plástico que se polimerizam (racham e quebram) com facilidade. 
Não contém parte em madeira de aglomerado que incham e se estragam facilmente com a umidade.
O modelo recomendado é tipo heavy duty, para serviço pesado.
 
Limitador de Curso assegura inclinação máxima de aproximadamente 30 graus. 

Peso do conjunto 3 kilos.

OBS:Caso efetuado com apoio de pés Golden Foot Rest Chair modelo especial para check-outs 8 alturas  da Mundo Ergonomia.



Segundo caso - operador fica bem mais alto



Neste segundo caso o operador fica bem mais alto, e necessita de uma cadeira que se chama "tipo caixa"

Este posto também foi testado e apresentou resultados excelentes com os pistões P 15 curso de 9 cm e P 26 curso de 25/26 cm.

Neste caso é utilizada a bancada: CHECK OUT TIPO MAIS ALTO

* Especificações da cadeira

Dimensões:


Assento: Espessura 3,5 cm; profundidade 40 cm; largura 42 cm; formato reto com bordas frontais arredondadas com raio grande.

Encosto: 3,5 cm; profundidade 27,00 cm;Largura 39 cm; formato levemente curvo

ESPUMA INJETADA NA FORMA FINAL COM DENSIDADE 45 kg/m3 

Pistão: a gás.

Base: Injetada em Nylon com fibra de vidro ( mais resistente do que aço e suas soldas alem de não oxidar 5 patas diâmetro 56 cm.  

Encosto COM regulagem de altura e COM regulagem de profundidade através de rosetas

SEM Aro

Placa mecanismo de aço

Pés fixos de Nylon

Altura máxima do assento 82 cm

Mínima 57 cm  

SEM BRAÇOS

REVESTIMENTO: PVC tipo courvin ou courino ou semili couro de alta espessura, corrugado.

Componentes Pretos, fosfatizados e pintado com tinta a pó epóxi ou outra cor.

OBS:Caso efetuado com cadeiras Golden Chair modelo especial para check-outs da Mundo Ergonomia MODELO H23.


* Especificações do apoio para os pés (separado da cadeira)

Modelo testado e recomendado para alta rotatividade serviço 24 horas onde há necessidade de troca de usuários de medidas antropométricas diferentes, daí o curso do pistão de 25 cm:


Plataforma: 40 cm x 30 cm

Dimensões totais externas do descansa pés para fins de projeto do local sob a plataforma de trabalho: profundidade 32 cm, largura 47 cm, altura 46 cm.

Plataforma fixa, com tapete  de borracha tipo arroz com inclinação de 15°.

Altura máxima da plataforma em relação ao piso: 41 cm.

Altura mínima em relação ao piso: 9,50 cm

Demais alturas 14 intermediárias!
(Alturas medidas no eixo (encaixe da plataforma), 5 cm em relação a aresta posterior da plataforma de 30 cm).

Fostatizado e pintura epoxi.

A regulagem de altura é feita através da simples movimentação da plataforma, para cima ou para baixo e encaixe da mesma na plataforma, através de dois pinos.  

Não há molas ou roletes que além de  quebrarem facilmente, vão fazer o usuário se esquecer da regulagem ou pior, quando se adotam modelos anti ergonômicos extremamente pesados (nesses caso se esquecem que o usuário vai precisar posicionar o apoio  e sendo pesado vai forçar sua coluna).

Totalmente de aço carbono SAE 1010/1020 sem qualquer material plástico que se polimerizam  (se racham se quebram) com facilidade.
Não contem parte em madeira de aglomerado que se incham se estragam facilmente com a umidade.

Peso do conjunto 4 kilos.

OBS:O modelo recomendado é tipo heavy duty, para serviço pesado. Modelo bastante compacto para que caiba com facilidade sob a esteira/bancada.



Check outs com pouco espaço - A SOLUÇÃO IDEAL


peça mais detalhes- fale conosco

CADEIRA ERGONÔMICA GOLDEN FLEX - FLIP - DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DE ENGENHARIA DA ASE - MUNDOERGONOMIA


A alternativa ideal para check outs com pouco espaço.


A norma determina que se alterne as posições sentada e em pé mas, o que fazer com a cadeira quando o associado quer ficar em pé? 
A cadeira é colocada ao lado ou atrás do operador.

Mas se não há espaço?

Uma alternativa é se adotar o mecanismo escamoteável, FLIP, dobrando-se o encosto sobre o assento e se colocando o conjunto da cadeira sob a gôndola se o projeto da mesma permitir. 

Este mecanismo não altera a altura e demais características da cadeira.


A Mundo Ergonomia oferece dentre outras colunas, tres medidas de coluna com pistão a gás com os seguintes espaços necessários para abrigar a cadeira FLIP quando estiver abaixada:


 


Pistão P26 – 83cm


 


Pistão P15 – 75 cm


 


Pistão P09 – 64 cm


 


Esse mecanismo é denominando Mecanismo FLIP®  -  REGITRO ALL SAFETY




Mais detalhes do modelo escamoteável


Fale com vendas


Para finalizar lembraremos como devemos escolher uma cadeira ergonômica


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Adquirir ou especificar uma cadeira para qualquer finalidade, exige conhecimento técnico sob pena de se comprar uma cadeira ergonomicamente boa, mas mecanicamente ruim ou vice versa.

Só a beleza, material e cor do tecido não resolvem.
Conceitos dessa natureza nem sempre são compatíveis com eficiência.

Há uma gama imensa de cadeiras, de preços, de materiais, mas o mais importante é saber realmente o que você quer, espera  e necessita de sua cadeira.

Na realidade, você, ao escolher uma cadeira, estará fazendo uma Gestão Ambiental onde o ambiente é o seu espaço de trabalho (ou de uso ) e o risco a ser analisado é a sua própria Estrutura Corporal.

Aplicando a análise básica de risco perguntamos:

Primeiro Passo: Qual o meu ambiente de trabalho?
Segundo Passo: Qual a minha necessidade?

Terceiro Passo: Quanto eu quero pagar?

Quanto ao ambiente:

-Ambiente de trabalho ou descanso?

-Escritório de alta produção sem necessidade de beleza ou decoração?
-Escritórios onde você necessita e quer uma apresentação pessoal especial?
-Escritórios onde você quer definir várias categorias de funcionários: Digitadores, escriturários, staff, gerencia, diretoria?

Quanto as cadeiras de espera:
-para clientes? quano tempo de uso?
-para usuários operacionais (office boys, operadores de xeros, camareira, copeira, etc)?

Quanto a caracteristica da recepção:
- Apresentação ao público? beleza e luxo são necessárias? 
-Escritórios dentro de uma fábrica? Dentro de uma fundição?
Quanto a cadeiras de Produção:
-Qual tipo de ambiente de trabalho?

ex:
: Montagem de componentes eletrônicos ou pesados com respingos de solda? Frio ou quente?
: Cadeira para um check-out de super mercado com alta produção? 24 horas? 
: Ambientes onde você precisa ter ambientes controlados, precisam que elas sejam higienizáveis por vapor, água, álcool isopropílico, hipoclorito de sódio (cândida)? 
: Indústria altamente controlada, por exemplo, isento de poeira, isento de madeira, isento de partículas, isento de espuma, eletricamente projetadas para não gerar eletricidade estática?

Quanto ao tempo de permanência diária na cadeira:
:Cadeira para sentar por quanto tempo?
:É utilizada, apenas, para repouso?
:É para quem senta horas a fio?

Quanto ao tamanho:
:Cadeiras para crianças?
:Cadeiras para usuários de altas ou baixas estaturas?
:Peso normal, baixo ou elevado?

Quanto a mobilidade:
:Cadeiras Giratórias?
:Giratórias com mecanismo de bloqueio? 
:Giratórias com rodízios?
:Ou pés fixos?
:Mais altas com aro?
:Ou Não giratórias com estrutura de 4 pés ou tubular? 

Quanto a formatação:
:Cadeiras para espera com longarinas, auditórios, refeitórios, segurança? 

Quanto ao grau de rotação:
:Qual o grau de rotação de pessoas nos eventuais 3 turnos?
:O que pode significar 3 pessoas de diferentes bio tipos para a mesma cadeira? como adapata-la a todos?

Quanto ao espaldar e o encosto:
:Qual o tamanho do encosto?
:Qual o tamanho do assento?
:O encosto é reclinável?
:O encosto deve ser regurado com a altura do assento?
:A altura do assento deve ser regulavel?
:Pessoas diferentes utilizarão a mesma cadeira?

Quanto a garantia:
:Qual o período de garantia?
:Posso ter sob especificação para minha corporação modelos para cada função e com preços e códigos para minha empresa sob contrato com preços fixos e entregas em todo o Brasil?

Há muito mais perguntas que podem ainda ser feitas para uma melhor especificação de uma cadeira.

Há um verdadeiro arsenal de modelos e fabricantes de cadeiras com as mais variadas realidades técnicas e éticas.

Da escolha e utilização corretas de sua cadeira dependerá a sua qualidade de vida, a qualidade de vida dos seus colaboradores, a satisfação do investidor e a SUSTENTABILIDADE do sistema.

Nossa meta é oferecer a melhor especificação a partir de requisitos mínimos essenciais necessários que satisfaçam corretamente a cada finalidade.


Definimos o modelo que apresente o melhor custo x benefício atendendo rigorosamente à legislação vigente e a especificidade procurada.

A cadeira corretamente escolhida oferecerá maior  descanso, menos fadiga, menos dores nas pernas, sem dores ou pinçamento nas coxas, sem dores na coluna acarretando um trabalho muito mais eficiente.

A escolha correta da cadeira fará com que o funcionário tenha melhor aproveitamento de suas horas trabalhadas, produzindo melhor, com menos erros e com mais entusiasmo.

Isso também é Qualidade de Vida!

Osny Telles Orselli - osny@mundoergonomia.com.br 
-ENG. MECÂNICO FORMADO PELA ESCOLA POLITECNICA DA USP

-ENG. DE SEGURANÇA DO TRABALHO FORMADO PELA ESCOLA DE ENGENHARIA  MACKENZIE DE SÃO PAULO
-POS GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS S PAULO
-DIPLOMADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ADESG) EM ALTOS ESTUDOS ESTRATÉGICOS
-PROFESSOR CONCURSADO DO ESTADO DE S PAULO DE HIGIÊNE E SEGURANÇA DO TRABALHO
-MEMBRO DO US NATIONAL SAFETY COUNCIL
-MEMBRO DA US HUMAN FACTORS AND ERGONOMIC SOCIETY
-CONSULTOR INTERNACIONAL DE EMPRESAS
-PALESTRANTE TÉCNICO DO CENTRO DOS MÉDICOS DO TRABALHO DO VALE DO PARAÍBA CEMIVAP
-DIRETOR TÉCNICO DA BRAS GOLDEN ERGONOMICS – MUNDO ERGONOMIA – ALL SAFETY ERGONOMICS
-EX-DIRETOR DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE JACAREÍ-SP
-CONSELHEIRO DA FIESP/ SESI E SENAI DE JACAREÍ SP
-COORDENADOR CIENTÍFICO DO DEPARTAMENTO DE ERGONOMIA DA CMQV


 



O problema do espaço sob as bancadas


Fale com nosso Engenheiro de Segurança

A Figura acima mostra bem o problema do espaço sob as bancadas, mesas, check outs que necessita de um estudo técnico de adequação sob pena de não cumprimento da Lei e sujeito a penalizações pela Justiça do Trabalho. 



Como escolher sua FLIP


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