Cinto Lombar é PREVENÇÃO

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
CATÁLOGOS DE NOSSOS PRODUTOS
1- ACESSÓRIOS AUTO ILUMINADOS
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
8- MESAS E BANCADAS ERGONÔMICAS
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
12- CALÇADOS ESPECIAIS
GINÁSTICAS E PREVENÇÃO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES ESPECIAIS
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
CONTATO
 

 

06/07/2010 - Cinto Lombar é PREVENÇÃO


Por Osny Telles Orselli

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

As LER/DORT acometem cada vez mais e com menos idade a todos os indivíduos.

Estamos trazendo mais este artigo sobre este equipamento importante de PREVENÇÃO pois, de uma forma ou de outra, mais grave ou  mais ameno, de forma aguda ou crônica, o PERIGO para a patologias da coluna existem.

Portanto: Cabe a cada um de nós analisar e minimizar o seu RISCO.

Reportagem veiculada na Band News FM

36% dos brasileiros sofrem com dores nas costas 

15/05/2010 - 11h21
Cassia Godoy 

A dor nas costas afeta 36% da população brasileira e 68% dos atingidos buscam tratamento. Os dados são de um estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz. Os pesquisadores entrevistaram 12.423 pessoas com mais de 20 anos, de todas as regiões do Brasil. A coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo, atrás somente da cabeça.
A Organização Mundial da Saúde estima que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida.
 
http://bandnewsfm.band.com.br/ancora.asp?ID=302466

Nos EUA  já se fala que  a população mundial teve, tem ou vai ter um problema de coluna.
Na realidade, a maioria das pessoas que conhecemos têm problemas de coluna. 

Por que usar o CINTO DE PROTEÇÃO LOMBAR?

De uma forma geral, para qualquer prevenção pautada na melhoria da qualidade de vida, alguns aspectos externos são fundamentais como:
- Conforto (temperatura, luminosidade, som, umidade relativa do ar, qualidade do ar, etc)
- Operações de trabalho ao alcance das mãos
- Máquinas posicionadas de forma que a pessoa não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar ou utilizar ferramentas com frequência ou mesmo exporadicamente
- Mesas posicionadas de acordo com a altura de cada pessoa com espaço para a movimentação das pernas
- Cadeiras com altura para que haja apoio dos pés, formato anatômico para o quadril, encosto ajustável, estofamento confortável  
- Pausas durante a realização das tarefas
- Hidratação correta do corpo
- Manuseio correto de cargas (todos carregam pesos, quaisquer que sejam eles)
- Alimentação correta
- Sono correto
- Lazer adequado
etc......

Em qualquer atividade, trabalho ou lazer, sempre se está sujeito ao que chamamos de "agressões físicas ativas".
O que são as agressões físicas ativas?
O termo agressão física é bastante genérico e já determina algum dano a integridade do físico ou do organismo de forma geral.

Consideramos as agressões físicas de três formas - Ativas, Passivas e Emocionais
Explicando genericamente podemos dizer que:
Agressões Físicas Passivas são aquelas onde o físico sofre ação de um agente externo como exemplo drástico um tiro, uma virose, uma parasitose, etc.
Uma agressão física é considerada ativa quando a lesão ocorre por conta de ações também físicas, efetuadas pelo próprio indivíduo como por exemplo, sentar de forma errada, carregar um peso de forma inadequada, etc.
A agressão física Emocional é aquela onde o organismo sofre uma degeneração em qualquer de suas funções sem um agente físico externo. Mediadores são liberados ocasionando lesões indiretas. São os casos, por exemplo de agressões físicas geradas por ansiedades, medos, bullyng, até a atual e cada dia mais presente Síndrome de Burnout.

O sistema Ósteo -  Músculo Esquelético é um complicado conjunto de músculos, ligamentos, discos, vértebras e nervos.
O segredo da força da coluna é o equilíbrio das três principais curvas (cervical, dorsal e lombar).
Se estas curvas estão fora de equilíbrio, as vértebras são empurradas para fora do alinhamento, tencionando os discos e músculos causando a dor.
Imaginado a coluna vetebral como alicerce de todos os nossos sistemas, já se pode pensar em um tipo de agressão ou pressão que é normalmente exercida sobre esse complexo sistema de ossos.
A musculatura é fundamental no auxílio dessa pressão.

Porém, a carga que essa estrutura suporta é bastante grande e, dependendo do tipo de atividade e de toda série  fatores externos  mencionados acima, essa pressão pode ser muito maior.

Essa pressão, via de regra é acentuada na região da cintura ou região lombar onde todas as alavancas são centralizadas.

Para auxiliar e evitar  lesões acarretadas por essa pressão, qualquer que seja a idade e a atividade a ser realizada, do trabalho ao lazer, parado ou em exercícios é necessário que haja uma "Conscientização do Estado Movimento" e que se minimize a pressão que o sistema está suportando. 
Para minimizar essa pressão é preconizado, além das posturas mais corretas, dos exercícios de alongamento e demais exercícios posturais, o uso de um dispositivo auxiliar, padronizado e confeccionado em acordo com as condições necessárias  para a segurança da coluna e dos outros órgãos envolvidos. Deve ser levado em conta, por exemplo a maleabilidade, elasticidade, permeabilidade, rigidez, por exemplo, não pode ser usado qualquer material rígido como a lona ao invés de Lycra, pois o primeiro pode afetar o baço e ou fígado do indivíduo. Deve ser provido de dispositivos que tornem o formato do equipamento anatômico, fixo, com modificações no estado de compressão, por exemplo, quando estiver carregando um peso ou forçando mais a coluna, a compressão usada deve ser maior para dar mais segurança á coluna.

Quando um Cinto Suporte Abdominal Lombar da família COLOR FLEX® é aplicado e usado corretamente, os suspensórios e a compressão intra-abdominal auxiliarão a manter as curvas lombar e dorsal a fim de se ter um alinhamento correto, uma diminuição da compressão e um alívio na tensão da região lombar, principalmente L3, L4 e L5.

O Cinto Lombar, em na maioria dos casos, não tem atividade corretiva, podendo auxiliar na correção porém, sua maior indicação está na  PREVENÇÃO.

A ASE = Mundoergonomia, está formatando um grupo de trabalhos norteados por experimentos e padronizações internacionais que trará ao Brasil uma Norma (NBR), junto a ABNT para a confecção correta dos Cintos de Proteção Lombar.

Essa é uma das nossas metas, sempre com foco na PREVENÇÃO.
Estamos sempre á disposição para mais discussões, detalhes e informações.

Osny Telles Orselli
osny@mundoergonomia.com.br

Alguns artigos importantes para a prevenção de lesões na coluna:




Clique na imagem para ampliar
uso em movimentação de carga

Clique na imagem para ampliar
uso na área da saúde

Clique na imagem para ampliar
acoplado em aventais

Clique na imagem para ampliar
PROMOÇÃO - CINTOS BRANCOS

Clique na imagem para ampliar
uso em esportes

Clique na imagem para ampliar
uso em esportes
modelo colorido
Clique na imagem para ampliar
apresentação

Clique na imagem para ampliar
logotipos

Clique na imagem para ampliar
logotipos

Clique na imagem para ampliar
uso nas várias profissões

Clique na imagem para ampliar
tabela de medidas

Clique na imagem para ampliar
uso em banho e tosa

Clique na imagem para ampliar
patente - colorflex

Clique na imagem para ampliar
dispensa do CA

Clique na imagem para ampliar
cintos com faixas refletivas

Clique na imagem para ampliar
acoplados a coletes de sinalização

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
Hilquias - 01/04/2016 10:46
lirahilq@hotmail.com
Tenho uma duvida , porque o cinto lombar nao e caracterizado como EPi,s Já os foi. Quando trouxemos pela primeira vez os cintos lombares para o Brasil há cerca de 20 anos, associados a Técnicas de Ergonomia para manuseio de peso, a própria SST do MTE à época, nos procurou e alem de nos parabenizar em trazer um arsenal de técnicas e produtos, nos incentivou a aplicar o pedido de CA o que foi feito e dado. Porem "fabricantes" de cintos começaram a oferecer cintos ao mercado, com características ruins e até prejudiciais aos usuários: material ruim, elástico com pouco látex, cintos rígidos de lona com altos riscos de lesão no fígado e baço, sem o dispositivo essencial anti deslizamento, a fim de que o cinto fique ao redor da região lombar .....trabalhando, flexionando o tronco etc. E pior, pedidos assinados para obtenção de CA por engenheiros,.... Então a SST nos chamou para informar que não iria cancelar o nosso CA, mas não o renovaria e ao mesmo tempo não concedeu-o a mais ninguém. E ao mesmo tempo lançou uma Nota declarando estes cintos isentos de CA. Nós continuamos a faze-los conforme nossas normas e sob licença norte americana que os fabrica lá com normas super rígidas. Tudo isso pode ser visto, inclusive a Nota da SST no site em Cintos, e outros links relacionados. Grato Osny Telles Orselli
Robson Sena Santos - 30/01/2014 04:57
robsonsenas10@gmail.com
não tem os valores, quero inf. de preços.
Paulo Rogério - 17/10/2012 10:22
Muito bom esse artigo.Ampliou os meus conhecimentos sobre postura lombar e me deu uma alternativa prevencionista de proteção da coluna que estarei transmitindo para os membros da minha equipe.
Carlos Roberto F.de Lima - 16/07/2012 09:31
croberto.lima@uol.com.br
Solicito maiores informações sobre os cintos lombares,pois o nosso pessoal atuam nas atividades de carregamento e descarregamentos de sacarias de 60 e 50 quilos. Grato.
Ronaldo Gonçalves - 30/06/2012 19:11
ronagol@gmail.com
Boa tarde! Gostei munto do site, pois tem muito haver com a área que irei atuar. Gostaria que me enviassem artigos sobre ergonomia para a segurança do trabalho. Obrigado! Caro Ronaldo Grato O Portal www.cmqv.org apresenta muitos artigos e cases sobre ergonomia Abraços Osny Telles Orselli
Deize - 05/06/2012 11:12
dp_pessoal@rodocerto.com.br
eu gostaria de saber o valor do cinturão lombar com suspensorio obrigada Deize
ALAYDE DANTAS - 28/03/2011 16:05
SOU DIRETORA DE UMGRUPO DE EMPRESAS EM TERESINA-PIAUÍ E GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA VOSSA EMPRESAS. Ola Alayde Grato Basta V enviar um e mail a vendas@mundoergonomia.com.br Tel 12 3953 5015 Vou pedir a Susana lhe contatar Grato Eng Osny Telles Orselli
ADEMI DOS SANTOS - 06/03/2011 06:30
ademi.santos@cprm.gov.br
bopm dia , gostaria de receber as informações onde e como posso adquirir o Cinto Suporte Abdominal Lombar, e qual o meio de comprá-lo ADEMI Grato pelo e mail Voce pode entrrar em contato pelo e mail vendas@mundoergonomia.com.br ou pelo telefone 12 3941 7242 e falar com Susana e ou Rosana Abraços Osny Telles Orselli


Cintos Lombares




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

ADEUS GOLDEN SEAT!!!!!
O tradicional Golden Seat mudou...O design do Golden Seat mudou e quem ganha é o cliente ao adquirir as últimas peças da linha....
 

LANÇAMENTO - CADEIRA ATELIÊ
Cadeira Ergonômica para escritório - Linha Golden Premium - modelo ATELIÊ
 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

PRIMEIRA CADEIRA BRASILEIRA
PROJETO ESPECIAL BrasGolden - SAÚDE - Primeira cadeira especial para Biopsia Mamária. Engenharia, sanitária e funcional adequada ás necessidades da paciente.
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

CONHEÇA NOSSA LINHA
Entre e conheça toda nossa linha de Cadeiras Ergonômicas para pesos especiais
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

FAZEMOS PARTE DA CMQV
Conheça nossos serviços, cursos e projetos
 

Acesse nosso Facebook

 

ÉTICA - UM PRINCÍPIO SEM FIM
A BRASGOLDEN - MUNDOERGONOMIA - EMPRESA CIDADÃ - faz parte desse princípio que não pode ter fim!
 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2017 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular